Blog

Qualidade de Vida

Thursday August 11th, 2016

As pessoas falam em querer melhorar sua qualidade de vida, mas o que se resume na qualidade de vida? No que ela consiste? Existe idade para se começar a tê-la?

 

Talvez as pessoas estejam querendo algo que não está muito explícito na sua compreensão.
O que precisamos entender é que qualidade de vida não se consegue de uma hora para outra, qualidade de vida é uma opção na maneira de viver, onde escolhemos a vida como prioridade, não o bem estar material, mas sim o bem estar de viver livre das dependências criadas pelos valores sociais.

 

A qualidade de vida é pessoal, quando fazemos esta escolha, dificilmente iremos agradar as pessoas, mas com certeza iremos nos sentir realizados em tudo que fazemos.
As pessoas aprenderam a viver temendo a morte e seu sofrimento, e enquanto estivermos com esse comportamento, teremos dificuldade em termos qualidade de vida.
Nossa qualidade de viver não estará relacionada com nosso mundo material, mas sim, na maneira como nos relacionamos com ele.

 

Viver não está associado ao bem estar material, está associado ao quanto posso usufruir desse mundo material.
Não há excessos ou escassez na qualidade de vida, o que há é uma maneira pessoal e única de fazer as coisas.
Tem qualidade de vida aqueles que ainda vivem nos detalhes, porque é nos detalhes que a vida se faz.
Aquelas pessoas que nas suas atribuições diárias encontram tempo para cantarolar músicas do rádio, dançar, observar o amanhecer, entardecer, o céu, a lua, as estrelas, tempo para ouvir as pessoas, tempo para visitar as pessoas, tempo para amar, tempo para cuidar e se cuidar, tempo para se banhar, tempo para brincar, tempo para rir, para chorar, tempo…
Como foi visto, qualidade de vida consiste em ter tempo para viver, tempo este que as pessoas atualmente não estão tendo.
É por isso que quando falamos que qualidade de vida não é uma escolha que você fará apenas quando se aposentar, é uma escolha que é preciso fazer hoje, agora, porque vou precisar fazer uma grande transformação no meu comportamento.
Começar a observar os detalhes da vida. O PAI nos ensina que a vida está nos detalhes, e são esses detalhes é que fazem a vida tornar-se intensa e próspera.
Qualidade de vida não se compra, ganha ou recebe de herança, é uma conquista diária que precisamos fazer entre estarmos atentos aos detalhes de tudo que nos cerca e não a tudo que pensamos que nosso dinheiro possa comprar.
Os detalhes nos dão o caminho que a vida deve seguir e assim iremos ver que esses detalhes nos levarão ao caminho do PAI que é feito de fé, justiça e amor.
A vida está nos detalhes, e viver é uma questão de detalhe.

 

Atair dos Santos

14 de julho de 2016

 

Photo by Annie Spratt on Unsplash

 



Back to blog list



Join Discussion