Blog

A Tecnologia na Vida Moderna

Monday May 22nd, 2017

A tecnologia na vida moderna…

Todos acreditavam que os avanços tecnológicos serviriam para aproximar as pessoas, encurtar a distância nas comunicações e principalmente melhorar nossa qualidade de vida. Infelizmente o presente está nos mostrando tudo ao contrário.

A tecnologia acabou isolando as pessoas, criou um abismo nas relações e o que mais nos impressiona é que liquidou nossa qualidade de vida. As ferramentas que pareciam ser um facilitador acabaram sendo um dificultador da vida moderna.

Nunca se fotografou tanto, nunca ficamos tão vulneráveis em nossa vida pessoal e nunca se viu tanta confusão sendo armada em pouco tempo.

Como conviver com tanta tecnologia em tempos tão frios de afetividade ou falta de abraços, a troca de olhares, o som da voz?  Tudo isso foi substituído por símbolos chamados de emoji e um vocabulário abreviado.

Numa relação, se não temos tempo para o outro, não temos nada. O que alimenta uma relação é a dedicação que damos ao outro, se mesmo na comunicação tecnológica precisamos abreviar e usar emojis para nos expressar, é porque nosso tempo é escasso.

Como queremos sedimentar uma relação se não temos tempo para nos dedicarmos a ela? O que precisamos compreender é que nada substitui um beijo, um abraço, um olhar. Nada vai substituir o som da nossa voz e nada se igualará a ela, nem mesmo um gravador de aplicativo. Imagine uma música feita só com emojis? É impossível, simplesmente porque ela não atingiria seu ser, sua essência.

Por mais que os pais falem o tempo todo por mensagem com seus filhos, enviando todos os tipos de símbolos carinhosos, nunca será igual um afago em suas mãos, uma troca de olhares, um jogo qualquer feito de forma presencial, nem uma risada dada por bobagens feitas.

Está na hora das pessoas trocarem a tecnologia da comunicação moderna pela tecnologia do passado com a volta do afeto, carinho, contato físico e verbal. Por mais que isso tudo pareça ultrapassado nos dias modernos, nenhum símbolo ou comunicação moderna irá substituir a sensação de ouvir o som da voz e sentir o olhar quando alguém nos diz “eu te amo”. É dessa comunicação que estamos precisando, a de OUVIR, VER e TOCAR. Nenhum teclado vai substituir um contato físico e nenhum emoji vai substituir o brilho de um olhar realizado em uma relação saudável.

Deixemos a tecnologia para as coisas comerciais, não queiramos levar a tecnologia com tanta intensidade para nossas relações pessoais, porque isso irá fazer você entrar numa ilha a qual você irá se ver num emaranhado de símbolos, abreviações, e que no fundo não vão te preencher. Nenhum “kkkk” substitui uma gargalhada e o prazer de ouvir alguém gargalhar.

VIVER ESTÁ ACIMA DISSO TUDO, VIVER AINDA É UMA COISA ANTIGA QUE É FEITO DE TOQUE, OLHAR E TROCA DE PALAVRAS.

 

Atair dos Santos

24 de abril de 2017

 

Photo by Markus Spiske on Unsplash



Back to blog list



Join Discussion