Gratidão
Gratidão é uma sub energia ligada à energia do amor, sendo a energia do amor a energia da verdade. Consequentemente, gratidão é saber viver a verdade. É estar sempre atento a tudo aquilo ou aqueles que nos auxiliarem a estarmos onde estamos. É sempre estar ciente de que nunca chegamos onde estamos sozinhos, sempre houve alguma coisa ou alguém que contribuiu para chegarmos.
Ser grato não é estar agradecendo o tempo todo as pessoas, ser grato é ter consciência que tivemos participação fundamental de pessoas em nossas vidas e que sem elas talvez nossas vidas não seria como é hoje.
Estar grato é saber que nunca devemos, em momento algum, perder a noção de que se alguém nos auxiliou um dia. O mais simples que temos a fazer a essa pessoa é não prejudicá-la de maneira alguma, mesmos nos nossos momentos onde aflore a revolta, porque você pode ter certeza que quando auxilia você, ele o faz de maneira pura e com amor. Não seria honesto de ninguém retribuir a alguém que em um momento te amou, a sua revolta e ira, que também será por um momento breve.
Ninguém conseguiu ainda amar o tempo todo, como também ninguém nessa dimensão conseguiu ter ira e revolta o tempo todo.
Entre esses dois momentos sempre temos um momento de reflexão até passarmos do estágio de amor – ira ou vice-versa.
Portanto, ser grato não é retribuir o que recebemos com amor, ser grato é vivermos com amor e sabermos que ninguém vive só ou realiza as coisas só, ser grato é estar pronto para sempre reconhecer a sua parcela nas conquistas e as parcelas das pessoas em sua conquista.
Ser grato é amar sempre, mesmo quando toda a ira cair sobre você, pois com certeza se você souber aprender, verá que nesse momento de ira, vingança, raiva e intriga não há construção de pessoas. O que constrói pessoas é a nossa capacidade de saber valorizar e partilhar nossas conquistas com todos e não usar nossas conquistas para criar cisões e diferenças.
Gratidão é sempre reconhecermos que nunca fizemos nada sozinhos nessa nossa passagem.
Atair dos Santos
Photo by Nathan Dumlao on Unsplash