Escolhas
Procure resolver as coisas práticas em sua vida sem ficar com medo de tomar decisões. Procure fazer e se dar oportunidade de ser pleno em tudo o que faz. Se seus relacionamentos não estão bons, trabalhe para melhorar, se não conseguir, opte por ser realizada mesmo que seja sozinho, não tenha receio de viver e nem de arriscar. A vida é um risco e se não queremos correr riscos, mostra que também não queremos viver.
Esteja pronto sempre para o novo, mesmo que esse novo seja romper com tudo aquilo que sempre acreditou, a gente não pode viver de histórias, a gente precisa sempre estar escrevendo a história.
Transformar-se sempre, significa estar pronto para tudo o que escolhermos e ainda mais, estarmos prontos para mudar nossas escolhas sempre que sentirmos que precisamos.
Maturidade não é saber fazer escolhas certas, toda escolha é certa. Maturidade é saber trabalhar as consequências de nossas escolhas, sem culpar a ninguém por isso, e também não se sentir culpado. Precisamos sempre romper a culpa e o medo que sempre nos limita de fazer escolhas e consequentemente de viver.
Nossos pais não sabem tudo, nossos pais só precisam tomar decisões por nós muitas vezes sem imaginar que algumas dessas decisões podem nos prejudicar. Infelizmente, a vida é tomar decisões, isso nunca é fácil e nunca será. Melhor a gente tomar uma decisão sem termos ao certo aonde nos levará do que permitir que outros a façam por nós, e depois termos que alterar a rota. Sempre procure estar no comando da sua vida, não importando onde levará as suas decisões.
A vida não é feita de um dia ou de uma escolha, ela é feita de um conjunto de escolhas que fazemos a toda hora, desde o sabor do sorvete que é simples até a uma escolha mais complexa. Por isso, sempre se reserve o direito de escolher, mesmo quando está sem palpite algum. A frase “escolha você que o que você escolher para mim está bom”, é um erro muito grande, porque quando você delega sua liberdade a alguém, você não está simplesmente delegando um momento, você pode estar delegando algum tempo de sua vida a esse alguém.
Sua liberdade é o seu bem mais precioso, por isso não dê a ninguém um direito que é seu e uma coisa tão valiosa que o Pai lhe concedeu: o direito de escolher por onde você quer caminhar. Viver nada mais é que manter viva nossa liberdade e conseguir conservar viva a liberdade de todos.
Não se preocupe em ser o primeiro ou último a realizar algo, esteja sempre atento em ser sempre você, nada mais é importante em nossas vidas, sermos nós mesmos, independente do que estejamos fazendo. Você é o que veste, o que come, o que bebe, o que compra, você é o que faz, portanto esteja sempre atento ao que está fazendo. Nossas atitudes falam muito mais que nossas palavras.
Abstenha-se sempre do poder, sempre que for escolher, escolha a humildade ao orgulho, a simplicidade à ostentação, o aprendizado à lamentação, e sempre, mas sempre escolha viver em todas as situações.
A morte nada mais é que um momento da vida que vai chegar até nós. Não precisamos sempre estar correndo para ela, corra sempre em direção ao amor porque esse caminho sempre vai valer a pena ter percorrido.
Atair dos Santos
Janeiro de 2016
Photo by Sean Pollock on Unsplash