Blog

Carência x Razão

25 de fevereiro de 2016

As pessoas ficam buscando suas atitudes no campo da razão, tendo a convicção de que a razão será sempre o caminho para solucionar os desentendimentos e conflitos. Esse é o grande engano de todos, porque a razão é sempre o estopim dos conflitos e das inconstâncias do relacionamento humano. Onde encontramos a razão, também encontramos os conflitos.

É em cima da razão que vamos cerceando a vida, destruindo pessoas e coisas. Não bastasse ter razão, ainda batemos no peito afirmando “porque tenho razão, posso tudo”, esquecendo que a razão é só um conceito mental, que mais dificulta do que facilita as relações.

Quando saímos do universo da razão, que é uma verdade dimensional, e entramos no universo da coerência, entramos num plano de vida onde o diálogo e a relação é preferencial. Onde as pessoas não estão querendo vencer nada, mas simplesmente aprender com os fatos ocorridos.

A coerência é uma sub- energia da justiça, porque é na coerência que está nossa habilidade de aprender e ensinar, é na coerência que está o equilíbrio da vida e também onde encontramos a paz e plenitude.

O que precisamos é a coerência, porque é onde haverá sempre o diálogo e o entendimento. De que vale a razão, se quando olhamos em nossa volta vemos uma terra árida e sem vida? Porque na razão não temos a semeadura que a coerência tem; na razão temos a futilidade que a coerência não carrega; na razão nunca iremos encontrar a prosperidade que a coerência sempre irá ter.

Por isso, o que precisamos aprender é que ser coerente não é ter razão sempre, mas é estar em paz em todos os momentos da vida.

Atair dos Santos
3 de março de 2015

 

Photo by Glen Carrie on Unsplash



Back to blog list



Join Discussion