O que estamos fazendo aqui?
Em tempos tumultuados como esses que estamos vivendo, muitas vezes nos perguntamos: qual a finalidade da nossa passagem por essa dimensão?
Com certeza as respostas nos geram mais dúvidas do que as certezas. Quando olhamos tanta violência, doenças e desgraças generalizadas, nossas dúvidas aumentam ainda mais sobre o que estamos fazendo aqui e se existe mesmo um Deus.
Claro que responder sobre aquilo que as pessoas nunca viram e tampouco conseguem provar sua existência sempre é muito difícil.
Como amenizar a aflição dos nossos corações, vendo nossos filhos crescendo e logo mais sendo adultos. Que tipo de adultos serão? Que tipo de atitudes terão na vida? Como veem, parece que a vida é mais de incertezas do que de certezas.
Como ter paz dentro desse caldeirão chamado mundo?
Ninguém vai conseguir te acalmar e tampouco sanar todas essas dúvidas, a não ser a própria vida. Os próprios acontecimentos e também seu próprio aprendizado com tudo que te acontece.
Mas nada vai nos acalentar? Como acalmamos nossas dúvidas e incertezas?
Somente com sua fé, a energia da confiança. É somente ela que irá abrandar toda sua ânsia de respostas que povoa sua mente e perturba toda sua rotina.
É ela que vai te mostrar a diferença do equilíbrio e desequilíbrio. É ela que vai te mostrar o caminho a seguir e também será ela que vai abrandar toda a sua inquietude. Será ela que mesmo sem ter sentido a presença do Pai, mostrará a você a existência dele. Te dando a certeza de que viver não é uma aventura e sim uma aula em que estamos sempre aprendendo a todo instante. Será ela que mostrará a você que tudo é passageiro nessa nossa existência e tudo que se tornará eterno é somente aquilo que você sentiu de tudo o que fez.
Não importa o que seja, somente importa se tudo o que você fez foi sentido por você e pelas pessoas que estiveram ao seu lado em suas atitudes.
Nada passa aos olhos do nosso sentir, e o nosso sentir que dará significado a tudo na nossa passagem.
Saudáveis são aqueles que por onde passaram despertaram o sentir nas pessoas, porque de nada vale todas as respostas, de nada vale tudo o que fazemos, a nada nos levará todas nossas escolhas se tudo isso não despertou nosso sentir e tampouco nas pessoas que cruzamos em nossa passagem.
O significado da vida é dado pelo que sentimos durante a vida. Enquanto procurarmos respostas sem sentirmos essas respostas, não encontraremos paz e serenidade dentro de nós.
A nossa serenidade não está nas respostas, mas no que sentimos a cada resposta que encontramos ao longo de nossa passagem.
Precisamos compreender que só vivemos aquilo que sentimos e tudo o que vivemos sem sentir só nos levará à inquietude e dúvidas no que realizamos.
Atair dos Santos
Foto de Freddy Do em Unplash.