Blog

Liberdade

25 de fevereiro de 2016

É uma palavra muito falada e todos queremos uma tal liberdade, mas na essência nem nós sabemos o que queremos quando dizemos liberdade.

Ser livre não é uma tarefa fácil, porque a maioria de nós perdemos nossa liberdade para nós mesmos.

Quando resolvemos viver as coisas como achamos que devemos, acabamos criando os traumas por não sabermos lidar com os resultados de nossas escolhas. Ficamos sofrendo com o ônus de nossa liberdade e vamos aos poucos nos fechando para as situações do mundo e das nossas vidas.

O dano maior que causamos é quando privamos os outros de viverem a liberdade, por conta de nossas escolhas no passado e no presente, não conseguimos separar os períodos temporais.
Quando isso ocorre, nós não vivemos e não deixamos as pessoas à nossa volta também viver, porque ou fazemos julgamentos ou simplesmente não permitimos que as pessoas à nossa volta realizem suas coisas, porque nós ainda não conseguimos elaborar dentro de nós o ônus da nossa liberdade de outrora.

Como vemos, ser livre é saber aprender e viver com tudo que nossas escolhas podem nos fazer.

Quando dizemos que “quero ser livre”, “você não me deixa viver”, etc, precisamos avaliar se realmente isso é verdade ou somente somos nós que criamos nossa própria cela e não temos coragem de romper os limites que impusemos a nós mesmo. Então, começamos a gritar para transferir isso aos outros, mas esquecendo que é tarefa nossa nos libertar das próprias grades que nos impusemos.

Hoje é o melhor dia para fazermos isso. Liberdade é uma conquista diária onde a cada dia sedimentamos essa conquista.

Para vivermos isso, a lição é bastante simples e básica.

Você e só você é responsável por tudo que te acontece. Quanto mais você se privar ou privar as pessoas, mais difícil será se libertar. Porque o medo é o caminho mais difícil para se libertar.

Deixe os medos e as culpas do ônus da sua liberdade para trás, aprendendo que para caminhar é preciso correr riscos e se você não quer correr os riscos, nunca vai saborear a leveza de ser livre. Se você nunca correr esse risco, nunca saberá o porquê das coisas, porque o aprendizado está sempre na liberdade de fazer aquilo que você sente.

Liberta-se não é viver o ontem ou o amanhã, liberta-se é viver o hoje livre do ontem e do amanhã. É realizar agora aquilo que fará você se tornar sempre vivo.

 

Atair dos Santos

 

Photo by Laura Fuhrman on Unsplash



Back to blog list



Join Discussion