Não possua, usufrua
A vida livre e sem posses se torna mais interessante e também mais rica.
Quanto mais aprendermos a usufruir e compartilhar, mais teremos para viver porque a liberdade se dá naqueles que procuram abster-se das posses.
A nossa passagem vai ser plena e qualitativa quanto menos possuirmos. O tempo que desperdiçamos para conquistar o que queremos possuir nos priva de sentirmos a vida fluir todos os dias.
É tão comum nos faltar tempo para compartilhar com as pessoas, nossos filhos, nossos amigos, familiares…
É tão comum sempre querermos mais tempo para viver, mas também é tão comum não medirmos esforços para conseguir aumentar nossas posses e nossas relações de todas as formas que irão nos empoderar.
A riqueza da vida não está no que possuímos, está no quanto usufruímos de tudo o que nos rodeia.
Viver não é medido pelo poder que exerço sobre as coisas e pessoas, viver se resume no quanto conseguimos compartilhar por onde passamos.
Nossos dias mais plenos foram concebidos nos dias em que conseguimos fazer as coisas onde não éramos donos de nada. Se observarmos, quando estamos livre não precisamos ficar monitorando nada, somente compartilhamos tudo.
A sabedoria das pessoas foi trocada por ‘ter’ e não mais pelo ‘ser’.
Quando o ‘ter’ passa a ser mais importante do que o ‘ser’, nós começamos a empobrecer, a envelhecer e principalmente a enrijecer diante das transformações que a vida pede para fazermos.
No ‘ter’ nós criamos a limitação e consequentemente nossa prosperidade vai se limitando.
É no ‘ser’ que aprendemos a usufruir e a nos enriquecer não de bens e poder, mas de abster-se de tudo aquilo que nos limita a viver e de tudo aquilo que nos limita a ‘ser’. A ser mais simples, a ser mais humilde, a ser mais vivo e principalmente a sermos mais prósperos em nossas atitudes de construir pessoas por onde passamos.
Na essência, quando compreendemos que o ‘ser’ está acima do ‘ter’, passamos a compreender que a nossa passagem está acima de estarmos aqui para termos alguma coisa e que estamos aqui para sermos alguém que por onde passe leve a liberdade a tudo e a todos, transformando todas as diferenças em igualdades e toda a igualdade numa nova maneira de ser.
Atair dos Santos
Foto de Clever Visuals em Unplash