A luz no fim do túnel
Uma expressão tão falada e propagada que acabou virando chacota.
Por que temos tanta necessidade de termos certeza sobre tudo o que fazemos?
Por que sempre ou queremos a certeza, ou ficamos cobrando para estarmos fazendo as coisas certas?
Nossa segurança está presente em tudo e em todas as nossas atitudes. Quando ansiamos por tanta certeza nos resultados, mostramos o quanto somos inseguros para trabalhar as consequências de nossas escolhas.
Passamos muito tempo planejando para que nossas chances de errar diminuam e quando, mesmo após tantos planejamentos, os resultados não são o esperado, mergulhamos num abismo onde algumas pessoas têm muita dificuldade para sair.
Precisamos saborear mais a vida sem construir tanta expectativa com os resultados daquilo que estamos fazendo.
A vida não é feita de resultados. A vida é atitude.
Quando temos atitudes, criamos poucas expectativas. As atitudes fazem com que a gente viva no presente e também irá nos fazer sentir a vida em tudo que realizamos.
Se vivêssemos dessa maneira não nos preocuparíamos tanto com a luz no fim do túnel. Estaríamos mais atentos às nossas atitudes e não nos seus resultados.
Os resultados não contém o prazer.
O prazer e a realização estão nas atitudes. É nelas que a gente pode transformar e realizar. Os resultados são consequências. As consequências são os resultados de uma história, mas não são a história.
Estarmos fazendo nossos dias baseados nos resultados de certo ou errado, vai nos tirar a atenção do caminho. Quando isso ocorre, as possibilidades dos resultados serem desagradáveis aumentam em grande proporção.
A vida não é feita de resultados e sim de atitudes. Se define nos detalhes e são esses detalhes que irão fazer a vida ter qualidade ou não.
Portanto, esqueça o fim das coisas e viva o caminho porque é no caminho que a vida se faz presente.
Atair dos Santos
Foto de Fabian Jung em Unsplash