À Beira do Abismo
Estamos caminhando o tempo todo à beira de um abismo.
Abismo em todos os sentidos. As nossas escolhas, nossa maneira de nos relacionarmos com a vida. Cada dia mais parece que nos aproximamos mais do caos do que da plenitude.
Não percebemos que nosso caos é criado por nós mesmos, com nossas dificuldades em lidarmos com a verdade.
A cada mentira que criamos é um passo mais longe que damos da plenitude e um passo mais próximo do caos que nos aproximamos.
Não existem mentiras inocentes, mentiras brancas, mentirinhas.
Existe a mentira, que na essência é o contrário da verdade.
Por mais simples que seja a mentira, ela sempre levará à desarmonia. Porque toda mentira tem no seu conteúdo a desestruturação. Toda vez que queremos desestruturar algo, também nos desestruturamos.
As omissões, não mentiras, dependem. Se omitimos com a intenção de esconder a verdade, a omissão também passa a ser mentira.
É comum o questionamento do porquê a mentira ter mais poder que a verdade.
É muito simples essa resposta: porque a verdade não pode ser alterada. Agora, a mentira pode ser feita da maneira que interessa à pessoa, e pode ser alterada o tempo todo.
Esses são os motivos do porquê a mentira desestrutura tanto. Porque ela distorce a verdade, distorce a realidade.
Toda vez que você está mentindo, você está distorcendo sua vida, distorcendo sua realidade, jogando você cada vez mais perto do abismo.
Quer dizer que devemos sempre expressar a verdade, mesmo que essa verdade possa gerar um caos? Sim, porque trabalhar um caos sabendo com que estamos lidando é sempre mais construtivo. Mais do que imaginarmos que estamos num paraíso, e de um instante para o outro esse paraíso virar o caos e nem sabermos com o que estamos lidando.
A verdade sempre se constrói mesmo diante das dificuldades. As mentiras sempre destroem mesmo diante de todas as facilidades que ela pode nos projetar num primeiro momento.
Na nossa vida o que sempre vai restar será a verdade. Você já reparou que as pessoas mentirosas geralmente não constroem nada de sólido e que suas vidas vivem atribuladas e estão sempre envolvidas em confusões?
São nossas escolhas.
A verdade nem sempre te levará a ter uma vida tranquila, mas com certeza te levará a ter uma vida sólida onde seu caminho será sedimentado em bases consistentes que nenhum tempo irá destruir.
A mentira poderá te propiciar facilidades num primeiro momento, mas com certeza não te trará paz em nenhum momento. Porque você estará sempre vivendo o tempo de quando seu mundo irá ruir. Porque o tempo é implacável, tanto com a verdade e principalmente com a mentira.
Atair dos Santos
Foto de Juan Davila em Unsplash