O desapego nos leva ao caminho da aprendizagem
Toda aprendizagem se dá quando nos permitimos que novas coisas nos aconteçam. A reciclagem precisa ser constante e permanente. Somente aquele que se recicla consegue manter-se jovem e pronto para as oportunidades do dia a dia.
Não precisamos e tampouco devemos viver prontos para uma batalha. Devemos, sim, estarmos prontos para sempre permitirmos que o nosso desapego seja maior que a nossa posse.
Estamos o tempo todo acumulando, não de coisas materiais, mas sim de coisas além da matéria. Vivemos acumulando emoções, histórias, traumas, sonhos, lembranças e principalmente valores que nem sabemos, muitas vezes, como chegaram até nós.
O aprendizado existe no desapego. Porque aquele que não reavalia os seus pontos de vista, não consegue se renovar e tampouco se ajusta às transformações que a vida vai exigindo com o passar do tempo.
Esse é o motivo pelo qual nós vamos envelhecendo e tudo à nossa volta vai envelhecendo junto com essa rigidez que vamos nos colocando.
O aprendizado exige sempre uma dose enorme de desapego e outra dose enorme de sabermos analisar as coisas sem julgar. Temos o hábito de sempre julgar tudo.
A verdadeira análise é aquela que nos leva a ver as coisas com amplitude e não aquela que nos cria limitação, cisão e principalmente a desunião.
É muito comum espalharmos isso por onde passamos quando fazemos análise sem amplitude. Mas quando aprendemos a analisar sem julgar, passamos a construir uma história nova e um aprendizado livre de valores velhos. A análise sem julgamento nos purifica e faz com que cada pessoa possa sempre fazer a escolha daquilo que vai favorecer a liberdade e a igualdade.
As diferenças nascem nos julgamentos.
Todo aprendizado vai passar pelo desapego e quanto maior o desapego, maior será nosso aprendizado. Apesar das pessoas modernas terem muita dificuldade em fazer isso, seria adequado aprenderem que a vida não nos tira as coisas, mas nos dá oportunidades de aprendermos quando as coisas em nossas vidas são sacadas de nós. Isso é simplesmente a vida nos mostrando que é possível viver sem aquilo e que o novo sempre vem. A gente concordando ou não. É graças a isso que a vida se renova em todos os lugares e consegue se manter jovem e atual dentro de cada um de nós.
Por isso a vida não envelhece, quem envelhece somos nós diante da renovação que ela proporciona todos os dias.
Atair dos Santos
Foto de Aziz Acharki em Unsplash